É MELHOR INVESTIR NO MERCADO FINANCEIRO OU NO MERCADO IMOBILIÁRIO?

 

É MELHOR INVESTIR: NO MERCADO FINANCEIRO OU NO MERCADO IMOBILIÁRIO?

Depende dos objetivos!

Se você entende como o dinheiro pode trabalhar contra ou a seu favor, você pode tomar melhores decisões. A educação financeira não se trata de riqueza, senão entender como funciona o dinheiro, independentemente da quantia. Se trata de como você lida com o seu dinheiro e maximiza as oportunidades”. -  MELLODY HOBSON -

Temos observado muitas abordagens para chamar a atenção e atrair investidores, tomando como benchmarketing os poupadores. 

O argumento utilizado tem sido oferecer uma rentabilidade expressiva em termos percentuais correspondentes a um percentual do CDI.

Se você tem como objetivo, aplicar o seu capital nos Bancos e reinvestir os ganhos (juros e rendimentos) o mercado financeiro pode ser uma boa alternativa, sendo que a rentabilidade vai depender do montante e do prazo da aplicação.

Mas cabe indagar, o que de fato é oferecido e se o seu esforço em guardar recursos está sendo recompensado e te levando à conquista de seus objetivos. Há de se considerar o que de fato é ganho real, isto é o ganho, descontando-se a inflação. Na minha opinião, quando analisamos o ganho real, concluímos que está se oferecendo muito pouco, pode-se até dizer “quase nada” pois o poder de compra ou poder aquisitivo, especialmente devido à inflação, pode e muitas vezes tem sido reduzido com o tempo!

Agora, se você pretende adquirir o seu primeiro imóvel ou ampliar o seu patrimônio e gerar uma renda passiva, eu te asseguro que o mercado imobiliário é o que melhor protege o patrimônio ao longo do tempo, se constituindo na melhor alternativa. Logico que vai depender do tipo de imóvel, sua localização e atratividade para gerar renda. Por exemplo: um terreno em condomínio não gera renda e determina custo mensal de despesas condominiais. Já uma sala comercial, com alta demanda para locação, pode se mostrar um bom investimento.  Portanto a escolha do imóvel, sua destinação e localização são fatores muito importantes, fazendo com que você alavanque ou torne mais desafiador o alcance de seus objetivos.

Outra consideração importante é quanto ao caminho escolhido para adquirir um patrimônio imobiliário!

Entendemos que o mercado imobiliário ao longo do tempo não apenas é o que melhor preserva o patrimônio, como também proporciona renda passiva. Isso deve ser bem considerado no planejamento para aposentadoria ou para reforço da aposentadoria.

GERAÇÃO DE RIQUEZA

Sabemos que o trabalho gera riqueza. No entanto entre o trabalho e a geração de riqueza há um caminho a ser percorrido. E esse caminho pode ser facilitado se tivermos método, disciplina e conhecimento.

“A criação de riqueza requer disciplina”. – ALLISON  VANASKI -

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O primeiro ponto importantíssimo é a educação financeira e a disciplina para colocá-la em prática. A nossa relação com o dinheiro, saber gastar e saber o quanto custa o dinheiro que sai do nosso bolso é muito importante nessa caminhada.

DISCIPLINA FINANCEIRA

A partir da disciplina financeira, do pleno domínio e equilíbrio entre o que ganha, o que gasta e o que vai se tornar uma reserva, podemos então pensar no planejamento financeiro, que vai determinar onde queremos chegar e como queremos estar em determinada fase de nossa vida. Isso pode ser a aposentadoria ou reforço de aposentadoria e essa é uma decisão indelegável, que cada um de nós teremos que tomar em determinado momento. E o quanto antes essa decisão for tomada, melhor.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Os compromissos financeiros assumidos ao longo da vida têm influência direta para não comprometer o nosso planejamento financeiro. Temos que evitar pagar juros, não nos precipitarmos em assumir financiamentos que podem ser evitados e utilizar alternativas que evitem que esses compromissos acabem comprometendo a saúde financeira de tua família. Isso faz toda a diferença.

CONSTRUÇÃO DE PATRIMÔNIO

A partir do momento em que você tomou essa decisão, eu quero te apresentar um caminho que, através de pequenas contribuições mensais, te possibilita a construção de um patrimônio.

Sim, através de um valor de parcela acessível e reduzido você pode ter acesso a um crédito que trará a celeridade na construção de um patrimônio, porque todos sabemos que não será da noite para o dia que você terá recursos suficientes para realizar esse objetivo.

Então esse caminho que podemos traçar, com custo financeiro mínimo, deve e pode ser considerado por você para atingir seu planejamento financeiro. E atingido esse planejamento financeiro, você dá início à construção de um patrimônio sólido, um patrimônio imobiliário que possa te gerar renda passiva e que te oportunize através de reinvestimentos, que você tenha de fato a geração da riqueza e venha então atingir os objetivos que você definiu. 

Isso é o que podemos definir como geração de significado do quanto vale o esforço em aprender e praticar o planejamento financeiro. Todo esse caminho nós vamos tratar aqui nos próximos artigos detalhando cada passo.

VOCÊ IRÁ SE SURPREENDER AO ANALISAR OS NOSSOS PLANOS.

Mude sua perspectiva! Realize seus sonhos!